Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTurci, Cássia Curan-
dc.contributor.authorChian, Luis-
dc.date.accessioned2019-02-07T21:31:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:49Z-
dc.date.issued2008-04-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6420-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectReutilizaçãopt_BR
dc.subjectGarrafa PETpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEstruturas químicaspt_BR
dc.titleReciclagem e reutilização construindo modelos de estruturas químicas utilizando garrafas pet: uma aplicação no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Zélia Therezinha Custódio-
dc.contributor.referee2Takase, Iracema-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.description.resumoA sociedade hoje é mais consciente de que “o planeta” tem um limite para assimilar a poluição e os rejeitos. Portanto, é essencial adotarmos uma postura ambiental que possibilite a redução e a dispersão de substâncias tóxicas, o desenvolvimento de processos de reciclagem de resíduos e subprodutos, a redução do consumo de energia e a maximização da utilização de recursos renováveis na indústria. O tema deste trabalho tem como principal foco a reciclagem/reutilização de materiais, um assunto diretamente relacionado a problemas ambientais, tais como o aquecimento global, a chuva ácida, o desmatamento de florestas, etc. Além da discussão destes assuntos, mostraremos uma aplicação direta da utilização de garrafas PET (poli-etileno tereftalato) para construir modelos de estruturas químicas, com direta aplicação no ensino de química. Com isso pretendemos despertar no aluno do ensino médio a consciência ecológica, através de práticas experimentais que envolvam conceitos químicos, em geral. Além disso, o projeto pretende despertar o senso crítico dos leitores para a educação ambiental através de um tratamento interdisciplinar das questões ambientais no âmbito escolar. É importante mostrar aos alunos do ensino médio que a reutilização das garrafas não serve apenas para construção de brinquedos, mobílias, barcos, casas flutuantes, bijuterias e outros utensílios, mas sim estruturas químicas com aplicação no aprendizado de uma forma lúdica e motivadora para os jovens. Na área do ensino de química, este projeto traz como grande desafio tornar o ensino de química mais dinâmico e atrativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Chian.pdf262.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.