Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6420
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.author | Chian, Luis | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T21:31:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2008-04-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6420 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Reutilização | pt_BR |
dc.subject | Garrafa PET | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Estruturas químicas | pt_BR |
dc.title | Reciclagem e reutilização construindo modelos de estruturas químicas utilizando garrafas pet: uma aplicação no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Zélia Therezinha Custódio | - |
dc.contributor.referee2 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.description.resumo | A sociedade hoje é mais consciente de que “o planeta” tem um limite para assimilar a poluição e os rejeitos. Portanto, é essencial adotarmos uma postura ambiental que possibilite a redução e a dispersão de substâncias tóxicas, o desenvolvimento de processos de reciclagem de resíduos e subprodutos, a redução do consumo de energia e a maximização da utilização de recursos renováveis na indústria. O tema deste trabalho tem como principal foco a reciclagem/reutilização de materiais, um assunto diretamente relacionado a problemas ambientais, tais como o aquecimento global, a chuva ácida, o desmatamento de florestas, etc. Além da discussão destes assuntos, mostraremos uma aplicação direta da utilização de garrafas PET (poli-etileno tereftalato) para construir modelos de estruturas químicas, com direta aplicação no ensino de química. Com isso pretendemos despertar no aluno do ensino médio a consciência ecológica, através de práticas experimentais que envolvam conceitos químicos, em geral. Além disso, o projeto pretende despertar o senso crítico dos leitores para a educação ambiental através de um tratamento interdisciplinar das questões ambientais no âmbito escolar. É importante mostrar aos alunos do ensino médio que a reutilização das garrafas não serve apenas para construção de brinquedos, mobílias, barcos, casas flutuantes, bijuterias e outros utensílios, mas sim estruturas químicas com aplicação no aprendizado de uma forma lúdica e motivadora para os jovens. Na área do ensino de química, este projeto traz como grande desafio tornar o ensino de química mais dinâmico e atrativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luis Chian.pdf | 262.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.