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dc.contributor.advisorGomes, Mércio-
dc.contributor.authorBarros, Moreno-
dc.date.accessioned2019-02-11T15:21:09Z-
dc.date.available2019-02-13T02:00:14Z-
dc.date.issued2014-10-
dc.identifier.citationBARROS, Moreno Albuquerque de. O modelo brasileiro de governança acadêmica e seus efeitos na produtividade científica. 2014. 136 f. Tese (Doutorado em História das Ciências) – Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6445-
dc.description.abstractAttempt to outline the national context of university governance and academic ethics and to understand the fundamental processes that promote institutional relations in scientific activity in some extent exacerbated by a disjunction between the mission of research, the role of faculty and overevaluation of the publication of articles in scientific journals well classified as premise for obtaining positions and wages in Brazilian universities. New forms of assessments and indicators of academic productivity are presented, especially altmetrics, aiming to revisit the canons of scientific communication and project what we can do to ensure that certain principles are maintained, while appropriate to and designed the way to do science in the 21st century.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectAltmetriapt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.titleO modelo brasileiro de governança acadêmica e seus efeitos na produtividade científicapt_BR
dc.title.alternativeThe Brazilian model of academic governance and its effects on scientific productivityen
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5058307022777944pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7669183703330547pt_BR
dc.contributor.referee1Chaitin, Gregory-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227555730462563pt_BR
dc.contributor.referee2Kubrusly, Ricardo-
dc.contributor.referee3Santos, Nadja Paraense-
dc.contributor.referee4Barreto, Aldo-
dc.contributor.referee5Oddone, Nanci-
dc.description.resumoTentativa de delinear o panorama nacional da governança universitária e da ética acadêmica e compreender processos que promovem as relações institucionais fundamentais na atividade científica, em certa medida agravados por uma disjunção entre a missão da pesquisa, o papel do corpo docente e a valorização da publicação de artigos em periódicos bem classificados como premissa para obtenção de cargos e salários nas universidades brasileiras. Novas modalidades de avaliações e indicadores de produtividade acadêmica são apresentados, em especial as altmetrics, procurando revisitar os cânones da comunicação científica e projetar o que podemos fazer para garantir que certos princípios sejam mantidos, conquanto adequados e projetados à maneira de fazer ciência no século XXI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDecania do Centro de Ciências Matemáticas e da Naturezapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia

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