Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6445
Especie: | Tese |
Título : | O modelo brasileiro de governança acadêmica e seus efeitos na produtividade científica |
Otros títulos: | The Brazilian model of academic governance and its effects on scientific productivity |
Autor(es)/Inventor(es): | Barros, Moreno |
Tutor: | Gomes, Mércio |
Resumen: | Tentativa de delinear o panorama nacional da governança universitária e da ética acadêmica e compreender processos que promovem as relações institucionais fundamentais na atividade científica, em certa medida agravados por uma disjunção entre a missão da pesquisa, o papel do corpo docente e a valorização da publicação de artigos em periódicos bem classificados como premissa para obtenção de cargos e salários nas universidades brasileiras. Novas modalidades de avaliações e indicadores de produtividade acadêmica são apresentados, em especial as altmetrics, procurando revisitar os cânones da comunicação científica e projetar o que podemos fazer para garantir que certos princípios sejam mantidos, conquanto adequados e projetados à maneira de fazer ciência no século XXI. |
Resumen: | Attempt to outline the national context of university governance and academic ethics and to understand the fundamental processes that promote institutional relations in scientific activity in some extent exacerbated by a disjunction between the mission of research, the role of faculty and overevaluation of the publication of articles in scientific journals well classified as premise for obtaining positions and wages in Brazilian universities. New forms of assessments and indicators of academic productivity are presented, especially altmetrics, aiming to revisit the canons of scientific communication and project what we can do to ensure that certain principles are maintained, while appropriate to and designed the way to do science in the 21st century. |
Materia: | Ensino superior Governança corporativa Comunicação científica Altmetria Produtividade |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Instituto de Química Instituto de Matemática Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | oct-2014 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | BARROS, Moreno Albuquerque de. O modelo brasileiro de governança acadêmica e seus efeitos na produtividade científica. 2014. 136 f. Tese (Doutorado em História das Ciências) – Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Aparece en las colecciones: | História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tesemoreno.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.