Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6474
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Riehl, Carlos Alberto da Silva | - |
dc.contributor.author | Tenório, Marcus Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T23:18:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6474 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Petróleo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4648694064467293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Furtado, Vanessa Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5252657974905532 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Matos, João Augusto de Mello Gouveia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5848903866217926 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7975299434600441 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcus Ferreira Tenório.pdf | 432.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.