Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRiehl, Carlos Alberto da Silva-
dc.contributor.authorTenório, Marcus Ferreira-
dc.date.accessioned2019-02-12T23:18:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2009-07-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6474-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleAplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivadorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4648694064467293pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Vanessa Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5252657974905532pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, João Augusto de Mello Gouveia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848903866217926pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcus Ferreira Tenório.pdf432.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.