Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6474
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Aplicação do conceito de ciência utilizando petróleo como tema motivador |
Autor(es)/Inventor(es): | Tenório, Marcus Ferreira |
Orientador: | Riehl, Carlos Alberto da Silva |
Resumo: | Neste trabalho um projeto de ensino foi proposto com objetivo de recuperar alunos de segundo grau com baixo rendimentos por meio de experimento realizado em laboratório, após o ensino teórico de Química Orgânica visando o interesse e a atenção dos alunos ao fenômeno químico e a explicação do professor. O petróleo foi o tema motivador por conter uma variedade de conceitos que podem ser aplicados e desenvolvidos, em sala de aula. Com associação dos tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo. O trabalho foi conduzido no contexto fenômeno, teoria e prática. Assim, tornou-se possível uma ponte cognitiva entre a sala de aula e a vida cotidiana do aluno. Após o resultado da avaliação da recuperação pôde-se observar melhora na participação dos alunos em atividades desenvolvidas na sala de aula, no aprendizado e no interesse por novos temas e por conseqüência, novos conhecimentos. |
Palavras-chave: | Petróleo Ensino de química |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 16-Jul-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcus Ferreira Tenório.pdf | 432.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.