Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.authorLouzada, Natasha Veiga-
dc.date.accessioned2019-02-13T00:02:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2013-08-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6479-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleOlhar do licenciando sobre os projetos de educação ambiental desenvolvidos em uma escola do ensino médio do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/000012974532541pt_BR
dc.contributor.referee1Takase, Iracema-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.referee2Lorençatto, Tatiana Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034899854545401pt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios da humanidade é deter a ameaça ao equilíbrio ambiental. A consciência ambiental deve ser trabalhada nas escolas segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os quais associam a Educação Ambiental (EA) ao tema transversal Meio Ambiente. Neste trabalho foi feito um breve levantamento sobre o histórico da EA, bem como sua introdução no contexto do ensino médio, através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A metodologia deste trabalho foi fundamentada no uso de questionários, os quais foram aplicados em uma escola pública selecionada para ser o objeto de estudo da abrangência da educação ambiental. Em vista dos resultados obtidos, a equipe pedagógica, os representantes da classe dos docentes e os alunos selecionados responderam satisfatoriamente ao estudo, uma vez que a maioria dos interessados reconheceu um aumento na conscientização ambiental nos alunos, conforme objetivo proposto pelo corpo docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natasha Veiga Louzada.pdf729.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.