Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo Filho, João Massena-
dc.contributor.authorSilva, Paola de Almeida-
dc.date.accessioned2019-02-13T00:24:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2012-05-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6482-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleA história do ensino técnico e a inserção do aluno no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Nascimento, Juliana Rangel do-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844491639651443pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Roberto de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6310881885990978pt_BR
dc.contributor.referee2Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.description.resumoDurante a disciplina prática de ensino, realizei estágio supervisionado na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá e no transcorrer, tive a iniciativa de pesquisar melhor o que motivava os alunos a buscarem e manterem-se em uma escola técnica. Para isto, foi realizada uma atividade de campo, que consistiu em uma visita técnica a uma indústria de bebidas e uma pesquisa baseada em questionário para entender a opção pelo ensino técnico. Muito embora o foco principal fosse o conjunto de alunos, percebeu-se que conhecer a opinião dos exalunos também poderia ampliar as informações do universo estudado, em especial no tocante à concretização das aspirações dos atuais alunos. Após uma análise dos fatos históricos concernentes à estruturação do ensino técnico no Brasil, os dados obtidos da pesquisa foram analisados. Os resultados obtidos indicam que alunos e ex-alunos, devido ao momento econômico do país, possuem motivações distintas para ingressar na escola técnica. No entanto, comprovam que, de fato, o ensino técnico é uma opção concreta para busca na inserção dos jovens no mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paola de Almeida Silva.pdf681.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.