Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6482
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.author | Silva, Paola de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T00:24:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6482 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | A história do ensino técnico e a inserção do aluno no mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Nascimento, Juliana Rangel do | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1844491639651443 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Roberto de Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6310881885990978 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante a disciplina prática de ensino, realizei estágio supervisionado na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá e no transcorrer, tive a iniciativa de pesquisar melhor o que motivava os alunos a buscarem e manterem-se em uma escola técnica. Para isto, foi realizada uma atividade de campo, que consistiu em uma visita técnica a uma indústria de bebidas e uma pesquisa baseada em questionário para entender a opção pelo ensino técnico. Muito embora o foco principal fosse o conjunto de alunos, percebeu-se que conhecer a opinião dos exalunos também poderia ampliar as informações do universo estudado, em especial no tocante à concretização das aspirações dos atuais alunos. Após uma análise dos fatos históricos concernentes à estruturação do ensino técnico no Brasil, os dados obtidos da pesquisa foram analisados. Os resultados obtidos indicam que alunos e ex-alunos, devido ao momento econômico do país, possuem motivações distintas para ingressar na escola técnica. No entanto, comprovam que, de fato, o ensino técnico é uma opção concreta para busca na inserção dos jovens no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paola de Almeida Silva.pdf | 681.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.