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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A história do ensino técnico e a inserção do aluno no mercado de trabalho
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Paola de Almeida
Tutor: Melo Filho, João Massena
Tutor : Nascimento, Juliana Rangel do
Resumen: Durante a disciplina prática de ensino, realizei estágio supervisionado na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá e no transcorrer, tive a iniciativa de pesquisar melhor o que motivava os alunos a buscarem e manterem-se em uma escola técnica. Para isto, foi realizada uma atividade de campo, que consistiu em uma visita técnica a uma indústria de bebidas e uma pesquisa baseada em questionário para entender a opção pelo ensino técnico. Muito embora o foco principal fosse o conjunto de alunos, percebeu-se que conhecer a opinião dos exalunos também poderia ampliar as informações do universo estudado, em especial no tocante à concretização das aspirações dos atuais alunos. Após uma análise dos fatos históricos concernentes à estruturação do ensino técnico no Brasil, os dados obtidos da pesquisa foram analisados. Os resultados obtidos indicam que alunos e ex-alunos, devido ao momento econômico do país, possuem motivações distintas para ingressar na escola técnica. No entanto, comprovam que, de fato, o ensino técnico é uma opção concreta para busca na inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Materia: Ensino técnico
Mercado de trabalho
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-may-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

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