Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6485
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Casellato, Annelise | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Bruno dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T01:04:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6485 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Químiofobia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6666301937868490 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2385568582050971 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Peres, Rosa Cristina Dias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8854435583690741 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Joanna Maria Teixeira de Azeredo Ramos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruno dos Santos Peixoto.pdf | 163.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.