Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCasellato, Annelise-
dc.contributor.authorPeixoto, Bruno dos Santos-
dc.date.accessioned2019-02-13T01:04:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6485-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímiofobiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleContextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6666301937868490pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2385568582050971pt_BR
dc.contributor.referee1Peres, Rosa Cristina Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8854435583690741pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Joanna Maria Teixeira de Azeredo Ramos-
dc.description.resumoEste trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno dos Santos Peixoto.pdf163.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.