Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6485
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
Autor(es)/Inventor(es): Peixoto, Bruno dos Santos
Orientador: Casellato, Annelise
Resumo: Este trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida.
Palavras-chave: Ensino de química
Químiofobia
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

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