Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6504
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Ana Flavia Alves de
Orientador: Amaral, Marcio Tavares d'
Resumo: A subjetividade contemporânea exemplificada, no contexto deste estudo, através das construções identitárias nas tecnologias digitais, bem como a atualidade das relações amorosas contemporâneas, compõem o tema de reflexão neste trabalho. A partir de conceitos como modernidade líquida, capitalismo afetivo, imaginário romântico, Biopolítica e amor securitário, foi traçado uma breve genealogia do sujeito moderno ocidental, mergulhado no imaginário romântico e em sua subjetividade interiorizada, até os novos modos de apreensão do Eu e das novas formas de relação amorosa contemporânea, inseridos no contexto das tecnologias virtuais. A partir da aplicação de um questionário online e pelas reflexões de teóricos pertinentes no âmbito deste trabalho, procuramos responder à pergunta central deste trabalho: De que forma ocorre a passagem do match para um encontro offline? A hipótese que foi considerada é que os tipos de investimentos pessoais realizados na construção destes perfis são decisivos nesta passagem.
Palavras-chave: Redes Sociais
Afetividade
Tinder (aplicativo)
Subjetividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Ana Flavia Alves de. Encontros amorosos em tempos de Tinder: subjetividade, amor e contemporaneidade. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOliveira.pdf789.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.