Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTamiasso-Martinhon, Priscila-
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Carolina Silva-
dc.date.accessioned2019-02-16T23:15:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2017-01-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6508-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleO papel da experienciação no ensino de eletroquímica: contexto e reflexões sobre a prática docente de uma licencianda em químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Angela Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9080624063866527pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Célia Regina Sousa da-
dc.contributor.referee3Coelho, Francisco José Figueiredo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7119765838113303pt_BR
dc.contributor.referee4Pfeifer, Rene-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2577343478083290pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma reflexão crítica sobre experienciação discente por meio da prática docente de uma licencianda em química. A motivação surgiu a partir da busca por materiais didáticos capazes de facilitar o aprendizado de alunos do ensino médio no que tangencia conceitos de eletroquímica, sua contextualização e transversalidade. Para tal, investigou-se alguns experimentos sobre pilhas - dentre as quais: (i) pilha de compartimento único, (ii) pilha de Daniell, (iii) derivações com pilha de concentração e pilha de temperatura – e corrosão. A lente adotada foi colimada pelos resultados de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, 2015), utilizados pelo governo brasileiro como um dos indicadores, tanto do nível de letramento científico da população em processo de escolarização, quanto das supostas causas que corroboram para o cenário por ele apresentado. O projeto propõe algumas ferramentas didáticas – como aulas experimentais, vídeos e mapas conceituais - capazes de enriquecer a aprendizagem discente. As ferramentas adotadas dialogaram com referenciais teóricos epistemológicos previamente escolhidos, dentre os quais: Bachelard, Dewey, Perrenoud, Ausubel, Bloom e Vygotsky. Em suma, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com delineamento bibliográfico-experimental, que, a partir de uma temática específica, no caso pilhas, traça um perfil histórico, e apresenta ideias centrais do que concerne aprendizado eficiente e estratégias de ensino, a partir de aulas teórico-experimentais. No processo avaliativo dos alunos foram desenvolvidos experimentos de células galvânicas, sendo as células de Daniell, temperatura, concentração e compartimento único, consistindo em analisar as dificuldades observadas no desenvolvimento dos roteiros das práticas, correlacionando os conteúdos com assuntos que fazem parte da vivência dos sujeitos e também questões interdisciplinares que podem ser abordadas para além do assunto central, contemplando uma transversalização de conteúdo. A análise proposta destaca a importância da experimentação - contextualizada e crítica - no processo de empoderamento de competências e habilidades, não somente aquelas as quais os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam os professores a trabalhar com seus alunos, mas principalmente às almejadas individualmente e coletivamente pelos discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Silva Gonçalves.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.