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http://hdl.handle.net/11422/6509
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luiz Cláudio dos Santos | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Ana Carolina | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-16T23:25:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6509 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em química | pt_BR |
dc.subject | SAERJINHO | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | A avaliação dos sistemas escolares e a subordinação às demandas do mercado: o caso dos exames SAERJINHO no estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5192030653483429 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Matos, João Augusto de Melo Gouveia | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, propomo-nos a investigar os enfoques e as ações voltados à implantação/aplicação da avaliação bimestral SAERJINHO na rede pública de ensino no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na área de Química, entre 2011 e 2014, identificando no modus operandi dos agentes públicos locais o comprometimento com as demandas do sistema de produção internacionalizado e orientado pelos interesses mercadológicos. Debruçamo-nos sobre as questões acerca da concepção de Escola e das funções do Sistema de Ensino Estadual que se devem ajustar aos modelos gerenciais ultimados pelo exame SAERJINHO. Apontamos que essa gestão por resultados, com forte componente meritocrático, visa a atingir uma economia de recursos destinados à Educação Básica, através da lógica gerencial de racionalização de custos do tipo empresarial e do acionamento de estratégias de cooptação – e de coerção –, com o objetivo de naturalizar o sistema de recompensas e premiações como instrumentos de política pública. Assim sendo, é necessário identificar o papel dos agentes/gestores públicos do Estado do Rio de Janeiro, por um lado, e dos agentes da Escola, por outro, envolvidos nas tramas e contradições que vêm produzindo embates significativos na arena de disputas do campo educacional fluminense. À luz da Sociologia relacional de Pierre Bourdieu, será desenvolvida uma pesquisa documental – a partir de textos legais, discursos, boletins, cartilhas, pôsteres e cartazes – nela procurando-se identificar as retóricas e ações objetivas dos agentes públicos, que evidenciam a submissão dos sistemas escolares locais à lógica e exigência dos mercados globalizados, para cujo intento os mecanismos de avaliação revelam-se instrumentos valiosos. Palavras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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