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dc.contributor.advisorRibeiro, Luiz Cláudio dos Santos-
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2019-02-16T23:25:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6509-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em químicapt_BR
dc.subjectSAERJINHOpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleA avaliação dos sistemas escolares e a subordinação às demandas do mercado: o caso dos exames SAERJINHO no estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5192030653483429pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, João Augusto de Melo Gouveia-
dc.contributor.referee2Silva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, propomo-nos a investigar os enfoques e as ações voltados à implantação/aplicação da avaliação bimestral SAERJINHO na rede pública de ensino no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na área de Química, entre 2011 e 2014, identificando no modus operandi dos agentes públicos locais o comprometimento com as demandas do sistema de produção internacionalizado e orientado pelos interesses mercadológicos. Debruçamo-nos sobre as questões acerca da concepção de Escola e das funções do Sistema de Ensino Estadual que se devem ajustar aos modelos gerenciais ultimados pelo exame SAERJINHO. Apontamos que essa gestão por resultados, com forte componente meritocrático, visa a atingir uma economia de recursos destinados à Educação Básica, através da lógica gerencial de racionalização de custos do tipo empresarial e do acionamento de estratégias de cooptação – e de coerção –, com o objetivo de naturalizar o sistema de recompensas e premiações como instrumentos de política pública. Assim sendo, é necessário identificar o papel dos agentes/gestores públicos do Estado do Rio de Janeiro, por um lado, e dos agentes da Escola, por outro, envolvidos nas tramas e contradições que vêm produzindo embates significativos na arena de disputas do campo educacional fluminense. À luz da Sociologia relacional de Pierre Bourdieu, será desenvolvida uma pesquisa documental – a partir de textos legais, discursos, boletins, cartilhas, pôsteres e cartazes – nela procurando-se identificar as retóricas e ações objetivas dos agentes públicos, que evidenciam a submissão dos sistemas escolares locais à lógica e exigência dos mercados globalizados, para cujo intento os mecanismos de avaliação revelam-se instrumentos valiosos. Palavraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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