Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6509
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A avaliação dos sistemas escolares e a subordinação às demandas do mercado: o caso dos exames SAERJINHO no estado do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Monteiro, Ana Carolina |
Orientador: | Ribeiro, Luiz Cláudio dos Santos |
Resumo: | Neste trabalho, propomo-nos a investigar os enfoques e as ações voltados à implantação/aplicação da avaliação bimestral SAERJINHO na rede pública de ensino no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na área de Química, entre 2011 e 2014, identificando no modus operandi dos agentes públicos locais o comprometimento com as demandas do sistema de produção internacionalizado e orientado pelos interesses mercadológicos. Debruçamo-nos sobre as questões acerca da concepção de Escola e das funções do Sistema de Ensino Estadual que se devem ajustar aos modelos gerenciais ultimados pelo exame SAERJINHO. Apontamos que essa gestão por resultados, com forte componente meritocrático, visa a atingir uma economia de recursos destinados à Educação Básica, através da lógica gerencial de racionalização de custos do tipo empresarial e do acionamento de estratégias de cooptação – e de coerção –, com o objetivo de naturalizar o sistema de recompensas e premiações como instrumentos de política pública. Assim sendo, é necessário identificar o papel dos agentes/gestores públicos do Estado do Rio de Janeiro, por um lado, e dos agentes da Escola, por outro, envolvidos nas tramas e contradições que vêm produzindo embates significativos na arena de disputas do campo educacional fluminense. À luz da Sociologia relacional de Pierre Bourdieu, será desenvolvida uma pesquisa documental – a partir de textos legais, discursos, boletins, cartilhas, pôsteres e cartazes – nela procurando-se identificar as retóricas e ações objetivas dos agentes públicos, que evidenciam a submissão dos sistemas escolares locais à lógica e exigência dos mercados globalizados, para cujo intento os mecanismos de avaliação revelam-se instrumentos valiosos. Palavras |
Palavras-chave: | Educação em química SAERJINHO Avaliação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 25-Mai-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Monteiro.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.