Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6512
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gil, Rosane Aguiar da Silva San | - |
dc.contributor.author | Pereira, Taiana Lucia Emmanuel | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-16T23:58:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6512 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Solo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Um olhar químico sobre o conteúdo de solos abordado no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3099380883775208 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4817331708608350 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Valdivieso Gelves, Luis Gabriel | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4422066153548208 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lachter , Elizabeth Roditi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8688736650901616 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vale, Daniella Lopez | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9219419085511667 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos pontos críticos na construção dos conhecimentos no ensino médio atual é a falta de clareza que existe na mente dos alunos, em relação à utilidade daquilo que esta sendo estudado. É nesse sentido que a geografia, como uma matéria que engloba a formação do conhecimento do espaço geográfico e do seu papel nas atividades sociais e culturais, pode se oferecer como uma base de estudo que atinja espaços mais amplos do que a sala de aula, de forma a poder juntamente com outras áreas como a química, enriquecer a importância tangível dos conceitos abordados. A partir deste raciocínio a presente monografia foi desenvolvida com o intuito de propor o planejamento de uma aula interdisciplinar de geografia e química tendo como tema central os solos. O princípio norteador foram as sugestões descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e lei e diretrizes e bases da educação (LDB), que visam a formação integral do aluno, mostrando-lhe que o conhecimento não é algo fragmentado, e sim uma ligação entre as diversas áreas de conhecimento existentes. Foi feita uma pesquisa de campo com professores das disciplinas citadas, aplicando-se o método de Survey e foi verificada a opinião favorável a uma abordagem complementar dos conceitos abordados nas duas disciplinas. Com base nas avaliações realizadas foi proposta uma aula interdisciplinar que propicia a interação e ampliação dos conceitos explorados com inserção de experiências do mundo cotidiano do aluno, buscando favorecer a construção do conhecimento através de uma maior compreensão pela interligação dos conceitos expostos em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Taiana Lucia Emmanuel Pereira.pdf | 354.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.