Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGil, Rosane Aguiar da Silva San-
dc.contributor.authorPereira, Taiana Lucia Emmanuel-
dc.date.accessioned2019-02-16T23:58:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6512-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUm olhar químico sobre o conteúdo de solos abordado no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3099380883775208pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4817331708608350pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Valdivieso Gelves, Luis Gabriel-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4422066153548208pt_BR
dc.contributor.referee1Lachter , Elizabeth Roditi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8688736650901616pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Daniella Lopez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219419085511667pt_BR
dc.description.resumoUm dos pontos críticos na construção dos conhecimentos no ensino médio atual é a falta de clareza que existe na mente dos alunos, em relação à utilidade daquilo que esta sendo estudado. É nesse sentido que a geografia, como uma matéria que engloba a formação do conhecimento do espaço geográfico e do seu papel nas atividades sociais e culturais, pode se oferecer como uma base de estudo que atinja espaços mais amplos do que a sala de aula, de forma a poder juntamente com outras áreas como a química, enriquecer a importância tangível dos conceitos abordados. A partir deste raciocínio a presente monografia foi desenvolvida com o intuito de propor o planejamento de uma aula interdisciplinar de geografia e química tendo como tema central os solos. O princípio norteador foram as sugestões descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e lei e diretrizes e bases da educação (LDB), que visam a formação integral do aluno, mostrando-lhe que o conhecimento não é algo fragmentado, e sim uma ligação entre as diversas áreas de conhecimento existentes. Foi feita uma pesquisa de campo com professores das disciplinas citadas, aplicando-se o método de Survey e foi verificada a opinião favorável a uma abordagem complementar dos conceitos abordados nas duas disciplinas. Com base nas avaliações realizadas foi proposta uma aula interdisciplinar que propicia a interação e ampliação dos conceitos explorados com inserção de experiências do mundo cotidiano do aluno, buscando favorecer a construção do conhecimento através de uma maior compreensão pela interligação dos conceitos expostos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Taiana Lucia Emmanuel Pereira.pdf354.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.