Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6512
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Um olhar químico sobre o conteúdo de solos abordado no ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Taiana Lucia Emmanuel |
Orientador: | Gil, Rosane Aguiar da Silva San |
Coorientador: | Valdivieso Gelves, Luis Gabriel |
Resumo: | Um dos pontos críticos na construção dos conhecimentos no ensino médio atual é a falta de clareza que existe na mente dos alunos, em relação à utilidade daquilo que esta sendo estudado. É nesse sentido que a geografia, como uma matéria que engloba a formação do conhecimento do espaço geográfico e do seu papel nas atividades sociais e culturais, pode se oferecer como uma base de estudo que atinja espaços mais amplos do que a sala de aula, de forma a poder juntamente com outras áreas como a química, enriquecer a importância tangível dos conceitos abordados. A partir deste raciocínio a presente monografia foi desenvolvida com o intuito de propor o planejamento de uma aula interdisciplinar de geografia e química tendo como tema central os solos. O princípio norteador foram as sugestões descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e lei e diretrizes e bases da educação (LDB), que visam a formação integral do aluno, mostrando-lhe que o conhecimento não é algo fragmentado, e sim uma ligação entre as diversas áreas de conhecimento existentes. Foi feita uma pesquisa de campo com professores das disciplinas citadas, aplicando-se o método de Survey e foi verificada a opinião favorável a uma abordagem complementar dos conceitos abordados nas duas disciplinas. Com base nas avaliações realizadas foi proposta uma aula interdisciplinar que propicia a interação e ampliação dos conceitos explorados com inserção de experiências do mundo cotidiano do aluno, buscando favorecer a construção do conhecimento através de uma maior compreensão pela interligação dos conceitos expostos em sala de aula. |
Palavras-chave: | Solo Ensino de química Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 26-Mar-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Taiana Lucia Emmanuel Pereira.pdf | 354.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.