Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Juliana Rangel do | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Soraia de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T00:04:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6513 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Corrosão: uma visão para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1844491639651443 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6789010814793038 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Carmem Lúcia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Marchiori, Roberto | - |
dc.contributor.referee3 | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se hoje que cabe ao professor de Química despertar nos alunos o caráter investigativo para os mais diversos temas correlacionado ao cotidiano e o pensamento científico. Assim, com o intuito de estabelecer um vinculo entre o estudo de Eletroquímica e o cotidiano dos alunos, são apresentadas diversas formas de abordagem teórica e prática no Ensino Médio para as reações de corrosão que são comuns em nossa sociedade, podendo ser evidenciadas por um de seus produtos que é chamado de “ferrugem”. Este trabalho foi fundamentado na pesquisa em títulos de Ensino Médio e títulos específicos de Corrosão, com adequação da linguagem destes últimos para alunos do Ensino Médio. A sociedade possui uma tecnologia susceptível a fenômenos naturais, tais como os mais diversos tipos de intempéries, mas danos aos materiais podem ser evitados com o uso de revestimentos (pintura) ou revestimento metálico, incluindo também outras formas de proteção como o uso de inibidores de corrosão e biocidas, alcançando uma redução da corrosividade do meio. Após um levantamento bibliográfico em livros de ensino médio, foram relacionados 6 experimentos, ligados a Eletroquímica no Ensino Médio, que podem ser realizados com segurança e praticidade em sala de aula ou laboratório de Química. Sugere-se a aplicação de uma série de perguntas para interpretação dos fenômenos que ocorrem nos experimentos e também sua associação a vida cotidiana. Evidencia-se a possibilidade de exploração e ampliação das atividades teóricas e práticas encontradas neste trabalho, com a utilização de atributos próprios do ser humano que são: curiosidade, atenção, raciocínio e determinação que, em última análise, são respostas naturais do ser humano quando colocados frente a um problema ou desafio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Soraia Paula Ribeiro.pdf | 610.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.