Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, Juliana Rangel do-
dc.contributor.authorRibeiro, Soraia de Paula-
dc.date.accessioned2019-02-17T00:04:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2008-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6513-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleCorrosão: uma visão para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1844491639651443pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6789010814793038pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Carmem Lúcia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Marchiori, Roberto-
dc.contributor.referee3Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.description.resumoSabe-se hoje que cabe ao professor de Química despertar nos alunos o caráter investigativo para os mais diversos temas correlacionado ao cotidiano e o pensamento científico. Assim, com o intuito de estabelecer um vinculo entre o estudo de Eletroquímica e o cotidiano dos alunos, são apresentadas diversas formas de abordagem teórica e prática no Ensino Médio para as reações de corrosão que são comuns em nossa sociedade, podendo ser evidenciadas por um de seus produtos que é chamado de “ferrugem”. Este trabalho foi fundamentado na pesquisa em títulos de Ensino Médio e títulos específicos de Corrosão, com adequação da linguagem destes últimos para alunos do Ensino Médio. A sociedade possui uma tecnologia susceptível a fenômenos naturais, tais como os mais diversos tipos de intempéries, mas danos aos materiais podem ser evitados com o uso de revestimentos (pintura) ou revestimento metálico, incluindo também outras formas de proteção como o uso de inibidores de corrosão e biocidas, alcançando uma redução da corrosividade do meio. Após um levantamento bibliográfico em livros de ensino médio, foram relacionados 6 experimentos, ligados a Eletroquímica no Ensino Médio, que podem ser realizados com segurança e praticidade em sala de aula ou laboratório de Química. Sugere-se a aplicação de uma série de perguntas para interpretação dos fenômenos que ocorrem nos experimentos e também sua associação a vida cotidiana. Evidencia-se a possibilidade de exploração e ampliação das atividades teóricas e práticas encontradas neste trabalho, com a utilização de atributos próprios do ser humano que são: curiosidade, atenção, raciocínio e determinação que, em última análise, são respostas naturais do ser humano quando colocados frente a um problema ou desafio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Soraia Paula Ribeiro.pdf610.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.