Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6514
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Avaliação da abordagem do modelo quântico em livros de ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Neu, Rodrigo da Silva |
Orientador: | Carvalho, Mauro dos Santos de |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do modelo quântico em alguns livros de química de ensino médio a partir da seleção de alguns tópicos importantes para a sua compreensão como: introdução às ondas eletromagnéticas e suas características, radiação do corpo negro e energia de quantização, efeito fotoelétrico, espectros de emissão, comportamento ondulatório da matéria, o princípio da incerteza de Heisenberg, as implicações da equação de Schrödinger e a distribuição eletrônica nos orbitais. Embora os livros didáticos selecionados apresentem a maioria destes tópicos, o objetivo e a importância do ensino do modelo quântico não estão bem definidos. O resultado desta análise e a escassez de material didático adequado pretendem formular uma proposta para a abordagem deste modelo. |
Palavras-chave: | Modelo quântico Ensino de química Livro didático |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 28-Nov-2012 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo da Silva Neu.pdf | 203.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.