Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6514
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da abordagem do modelo quântico em livros de ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Neu, Rodrigo da Silva
Orientador: Carvalho, Mauro dos Santos de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do modelo quântico em alguns livros de química de ensino médio a partir da seleção de alguns tópicos importantes para a sua compreensão como: introdução às ondas eletromagnéticas e suas características, radiação do corpo negro e energia de quantização, efeito fotoelétrico, espectros de emissão, comportamento ondulatório da matéria, o princípio da incerteza de Heisenberg, as implicações da equação de Schrödinger e a distribuição eletrônica nos orbitais. Embora os livros didáticos selecionados apresentem a maioria destes tópicos, o objetivo e a importância do ensino do modelo quântico não estão bem definidos. O resultado desta análise e a escassez de material didático adequado pretendem formular uma proposta para a abordagem deste modelo.
Palavras-chave: Modelo quântico
Ensino de química
Livro didático
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Nov-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo da Silva Neu.pdf203.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.