Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6515
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Pêgas, Michelle Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T00:33:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6515 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.title | Abordando conceitos de química do ensino médio utilizando um jogo didático de tabuleiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5320031429476585 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Carlos da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5644698631250869 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos um jogo didático de tabuleiro chamado "Organic & Action" relacionado com alguns conceitos de Química Orgânica, como nomenclatura, estrutura química, função e isomeria. O jogo foi concebido e implementado com alunos do ensino médio (15-17 anos) de uma escola pública brasileira no Rio de Janeiro. Nosso objetivo foi revisar e reformular os temas conceituais com os alunos. A utilidade deste jogo como uma ferramenta educacional foi avaliada utilizando uma escala tipo Likert de 5 pontos. Os resultados mostraram que o jogo "Orgânico & Action" foi bem aceito pelos estudantes, como as suas respostas foram predominantemente "concordo totalmente" em ambas as percepções sobre a utilidade do jogo e como uma ferramenta educacional. Os erros conceituais dos estudantes contribuiu para que o professor pudesse levá-los a reavaliar sua resposta usando sugestões ou perguntas adicionais discutidas com a classe. O jogo foi realizado com êxito, motivando os alunos a rever e reformular seu fundo orgânico, proporcionando atividades agradáveis na sala de aula e permitindo a socialização dos alunos. A abordagem tradicional baseada na memorização foi vencida e os alunos foram capazes de lidar com uma excelente ferramenta educacional para discutir alguns assuntos orgânicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Michelle Macedo Pêgas.pdf | 932.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.