Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6515
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Abordando conceitos de química do ensino médio utilizando um jogo didático de tabuleiro |
Author(s)/Inventor(s): | Pêgas, Michelle Macedo |
Advisor: | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira |
Abstract: | Neste trabalho apresentamos um jogo didático de tabuleiro chamado "Organic & Action" relacionado com alguns conceitos de Química Orgânica, como nomenclatura, estrutura química, função e isomeria. O jogo foi concebido e implementado com alunos do ensino médio (15-17 anos) de uma escola pública brasileira no Rio de Janeiro. Nosso objetivo foi revisar e reformular os temas conceituais com os alunos. A utilidade deste jogo como uma ferramenta educacional foi avaliada utilizando uma escala tipo Likert de 5 pontos. Os resultados mostraram que o jogo "Orgânico & Action" foi bem aceito pelos estudantes, como as suas respostas foram predominantemente "concordo totalmente" em ambas as percepções sobre a utilidade do jogo e como uma ferramenta educacional. Os erros conceituais dos estudantes contribuiu para que o professor pudesse levá-los a reavaliar sua resposta usando sugestões ou perguntas adicionais discutidas com a classe. O jogo foi realizado com êxito, motivando os alunos a rever e reformular seu fundo orgânico, proporcionando atividades agradáveis na sala de aula e permitindo a socialização dos alunos. A abordagem tradicional baseada na memorização foi vencida e os alunos foram capazes de lidar com uma excelente ferramenta educacional para discutir alguns assuntos orgânicos. |
Keywords: | Ensino de química Ensino médio Jogos didáticos Jogos de tabuleiro |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 8-Sep-2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Michelle Macedo Pêgas.pdf | 932.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.