Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de-
dc.contributor.authorGrion, Lucas da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-17T00:41:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6516-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMuseu da Geodiversidadept_BR
dc.subjectAprendizagem contextualpt_BR
dc.titleEnsino de química em espaços não formais: uma aula no Museu da Geodiversidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8926113379972122pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3789425189479040pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Rocha, Marcelo Borges-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5640018108479090pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Tamiasso-Martinhon, Priscila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho disserta sobre visitas mediadas ao Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por parte de alunos do ensino médio regular, relatando os processos de planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos. Através do Modelo de Aprendizagem Contextual, principal referencial teórico utilizado, os contextos físico, cognitivo e afetivo puderam ser analisados. Os objetivos estruturaram-se, principalmente, em estimular a curiosidade e o interesse dos alunos com relação às ciências em geral e, particularmente, à Química, nas peças em exposição, propor essa abordagem de ensino, visto as necessidades de outros recursos e abordagens para as aulas de Química nas escolas, viabilizar o acesso de alunos à instituições culturais, devido ao grande distanciamento da população considerada excluída dos grandes centros onde situam-se essas instituições e estabelecer o Museu da Geodiversidade como um espaço não formal de educação. As variáveis analisadas foram coletadas através de questionários aplicados aos alunos visitantes antes, durante e depois das visitas. Os resultados obtidos permitiram avaliar a metodologia abordada como eficaz para despertar motivação e permitir um momento de aprendizado e contato com os mediadores e com os outros alunos participantes. De igual forma, os resultados permitiram uma análise das aulas de Química ministradas, da relação dos alunos com este campo da ciência e da condição socioeconômica dos sujeitos da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas da Silva Grion.pdf560.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.