Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6516
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de | - |
dc.contributor.author | Grion, Lucas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T00:41:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6516 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Museu da Geodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem contextual | pt_BR |
dc.title | Ensino de química em espaços não formais: uma aula no Museu da Geodiversidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8926113379972122 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3789425189479040 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Rocha, Marcelo Borges | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5640018108479090 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tamiasso-Martinhon, Priscila | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho disserta sobre visitas mediadas ao Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por parte de alunos do ensino médio regular, relatando os processos de planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos. Através do Modelo de Aprendizagem Contextual, principal referencial teórico utilizado, os contextos físico, cognitivo e afetivo puderam ser analisados. Os objetivos estruturaram-se, principalmente, em estimular a curiosidade e o interesse dos alunos com relação às ciências em geral e, particularmente, à Química, nas peças em exposição, propor essa abordagem de ensino, visto as necessidades de outros recursos e abordagens para as aulas de Química nas escolas, viabilizar o acesso de alunos à instituições culturais, devido ao grande distanciamento da população considerada excluída dos grandes centros onde situam-se essas instituições e estabelecer o Museu da Geodiversidade como um espaço não formal de educação. As variáveis analisadas foram coletadas através de questionários aplicados aos alunos visitantes antes, durante e depois das visitas. Os resultados obtidos permitiram avaliar a metodologia abordada como eficaz para despertar motivação e permitir um momento de aprendizado e contato com os mediadores e com os outros alunos participantes. De igual forma, os resultados permitiram uma análise das aulas de Química ministradas, da relação dos alunos com este campo da ciência e da condição socioeconômica dos sujeitos da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lucas da Silva Grion.pdf | 560.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.