Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6516
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensino de química em espaços não formais: uma aula no Museu da Geodiversidade
Autor(es)/Inventor(es): Grion, Lucas da Silva
Orientador: Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
Coorientador: Rocha, Marcelo Borges
Resumo: Este trabalho disserta sobre visitas mediadas ao Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por parte de alunos do ensino médio regular, relatando os processos de planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos. Através do Modelo de Aprendizagem Contextual, principal referencial teórico utilizado, os contextos físico, cognitivo e afetivo puderam ser analisados. Os objetivos estruturaram-se, principalmente, em estimular a curiosidade e o interesse dos alunos com relação às ciências em geral e, particularmente, à Química, nas peças em exposição, propor essa abordagem de ensino, visto as necessidades de outros recursos e abordagens para as aulas de Química nas escolas, viabilizar o acesso de alunos à instituições culturais, devido ao grande distanciamento da população considerada excluída dos grandes centros onde situam-se essas instituições e estabelecer o Museu da Geodiversidade como um espaço não formal de educação. As variáveis analisadas foram coletadas através de questionários aplicados aos alunos visitantes antes, durante e depois das visitas. Os resultados obtidos permitiram avaliar a metodologia abordada como eficaz para despertar motivação e permitir um momento de aprendizado e contato com os mediadores e com os outros alunos participantes. De igual forma, os resultados permitiram uma análise das aulas de Química ministradas, da relação dos alunos com este campo da ciência e da condição socioeconômica dos sujeitos da pesquisa.
Palavras-chave: Educação não formal
Ensino de química
Museu da Geodiversidade
Aprendizagem contextual
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Fev-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas da Silva Grion.pdf560.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.