Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6516
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensino de química em espaços não formais: uma aula no Museu da Geodiversidade |
Autor(es)/Inventor(es): | Grion, Lucas da Silva |
Orientador: | Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de |
Coorientador: | Rocha, Marcelo Borges |
Resumo: | Este trabalho disserta sobre visitas mediadas ao Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por parte de alunos do ensino médio regular, relatando os processos de planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos. Através do Modelo de Aprendizagem Contextual, principal referencial teórico utilizado, os contextos físico, cognitivo e afetivo puderam ser analisados. Os objetivos estruturaram-se, principalmente, em estimular a curiosidade e o interesse dos alunos com relação às ciências em geral e, particularmente, à Química, nas peças em exposição, propor essa abordagem de ensino, visto as necessidades de outros recursos e abordagens para as aulas de Química nas escolas, viabilizar o acesso de alunos à instituições culturais, devido ao grande distanciamento da população considerada excluída dos grandes centros onde situam-se essas instituições e estabelecer o Museu da Geodiversidade como um espaço não formal de educação. As variáveis analisadas foram coletadas através de questionários aplicados aos alunos visitantes antes, durante e depois das visitas. Os resultados obtidos permitiram avaliar a metodologia abordada como eficaz para despertar motivação e permitir um momento de aprendizado e contato com os mediadores e com os outros alunos participantes. De igual forma, os resultados permitiram uma análise das aulas de Química ministradas, da relação dos alunos com este campo da ciência e da condição socioeconômica dos sujeitos da pesquisa. |
Palavras-chave: | Educação não formal Ensino de química Museu da Geodiversidade Aprendizagem contextual |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 29-Fev-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucas da Silva Grion.pdf | 560.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.