Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6518
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTakase, Iracema-
dc.contributor.authorSantos, Leonardo dos-
dc.date.accessioned2019-02-17T00:59:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6518-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVolumetria ácido-basept_BR
dc.subjectTitulador alternativopt_BR
dc.subjectAlmeirão roxo.pt_BR
dc.subjectIndicador natural ácido-basept_BR
dc.titleConstrução de um titulador alternativo e o uso de indicadores naturais para medidas de pHpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lorençatto, Tatiana Chaves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034899854545401pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza, Rodolfo Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5093012076721067pt_BR
dc.contributor.referee2Salles, Maiara Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830444824433621pt_BR
dc.description.resumoA utilização da experimentação poderá ser uma poderosa ferramenta capaz de propiciar o estímulo necessário para aquisição de uma aprendizagem significativa (GUIMARÃES, 2009), quando o indivíduo que observa um dado fenômeno sentir-se atraído pelo mesmo. Afinal é o fascínio pelo objeto da observação que irá manifestar alguns instintos, e ou mecanismos, como a curiosidade, que alavancará uma nova postura de comprometimento com qualquer evento, fenômeno ou circunstância que exija interpretação. Desta forma, a construção do conhecimento ocorre naturalmente, através do diálogo entre professores e alunos, de modo que o aluno seja incentivado a aprofundar seus conhecimentos de uma forma espontânea. Neste intento o presente trabalho apresenta a proposta de um planejamento de aula que deverá ser abordada pela utilização de um titulador alternativo e o uso de indicadores alternativos naturais de pH. Este planejamento de aula é manifestado na forma de dois roteiros, um dedicado a dar suporte ao professor (roteiro do professor) e outro destinado ao uso exclusivo do aluno (roteiro do aluno). O roteiro do aluno é um guia que deverá aproximar o educando do universo de alguns conhecimentos da disciplina de química, por meio da realização de uma volumetria de neutralização utilizando o titulador proposto (MICHEL, 2014). Esta abordagem experimental propõe ao estudante e ao docente uma nova maneira de pensar dentro desta ótica, de que o conhecimento pode ser reciclado, substituído e reconstruído e/ou transformar modelos engessados de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leonardo dos Santos.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.