Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6518
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.author | Santos, Leonardo dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T00:59:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6518 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Volumetria ácido-base | pt_BR |
dc.subject | Titulador alternativo | pt_BR |
dc.subject | Almeirão roxo. | pt_BR |
dc.subject | Indicador natural ácido-base | pt_BR |
dc.title | Construção de um titulador alternativo e o uso de indicadores naturais para medidas de pH | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Lorençatto, Tatiana Chaves | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7034899854545401 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barboza, Rodolfo Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5093012076721067 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Salles, Maiara Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0830444824433621 | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização da experimentação poderá ser uma poderosa ferramenta capaz de propiciar o estímulo necessário para aquisição de uma aprendizagem significativa (GUIMARÃES, 2009), quando o indivíduo que observa um dado fenômeno sentir-se atraído pelo mesmo. Afinal é o fascínio pelo objeto da observação que irá manifestar alguns instintos, e ou mecanismos, como a curiosidade, que alavancará uma nova postura de comprometimento com qualquer evento, fenômeno ou circunstância que exija interpretação. Desta forma, a construção do conhecimento ocorre naturalmente, através do diálogo entre professores e alunos, de modo que o aluno seja incentivado a aprofundar seus conhecimentos de uma forma espontânea. Neste intento o presente trabalho apresenta a proposta de um planejamento de aula que deverá ser abordada pela utilização de um titulador alternativo e o uso de indicadores alternativos naturais de pH. Este planejamento de aula é manifestado na forma de dois roteiros, um dedicado a dar suporte ao professor (roteiro do professor) e outro destinado ao uso exclusivo do aluno (roteiro do aluno). O roteiro do aluno é um guia que deverá aproximar o educando do universo de alguns conhecimentos da disciplina de química, por meio da realização de uma volumetria de neutralização utilizando o titulador proposto (MICHEL, 2014). Esta abordagem experimental propõe ao estudante e ao docente uma nova maneira de pensar dentro desta ótica, de que o conhecimento pode ser reciclado, substituído e reconstruído e/ou transformar modelos engessados de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leonardo dos Santos.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.