Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6518
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Construção de um titulador alternativo e o uso de indicadores naturais para medidas de pH
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Leonardo dos
Tutor: Takase, Iracema
Tutor : Lorençatto, Tatiana Chaves
Resumen: A utilização da experimentação poderá ser uma poderosa ferramenta capaz de propiciar o estímulo necessário para aquisição de uma aprendizagem significativa (GUIMARÃES, 2009), quando o indivíduo que observa um dado fenômeno sentir-se atraído pelo mesmo. Afinal é o fascínio pelo objeto da observação que irá manifestar alguns instintos, e ou mecanismos, como a curiosidade, que alavancará uma nova postura de comprometimento com qualquer evento, fenômeno ou circunstância que exija interpretação. Desta forma, a construção do conhecimento ocorre naturalmente, através do diálogo entre professores e alunos, de modo que o aluno seja incentivado a aprofundar seus conhecimentos de uma forma espontânea. Neste intento o presente trabalho apresenta a proposta de um planejamento de aula que deverá ser abordada pela utilização de um titulador alternativo e o uso de indicadores alternativos naturais de pH. Este planejamento de aula é manifestado na forma de dois roteiros, um dedicado a dar suporte ao professor (roteiro do professor) e outro destinado ao uso exclusivo do aluno (roteiro do aluno). O roteiro do aluno é um guia que deverá aproximar o educando do universo de alguns conhecimentos da disciplina de química, por meio da realização de uma volumetria de neutralização utilizando o titulador proposto (MICHEL, 2014). Esta abordagem experimental propõe ao estudante e ao docente uma nova maneira de pensar dentro desta ótica, de que o conhecimento pode ser reciclado, substituído e reconstruído e/ou transformar modelos engessados de ensino e aprendizagem.
Materia: Volumetria ácido-base
Titulador alternativo
Almeirão roxo.
Indicador natural ácido-base
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leonardo dos Santos.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.