Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6524
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.author | Moura, Cristiano Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T01:47:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6524 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Dalton | pt_BR |
dc.subject | Modelos atômicos | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da ciência | pt_BR |
dc.title | Revisitando o ensino de modelos atômicos no ensino médio: análise de livros didáticos e uma proposta para o modelo de Dalton usando história e filosofia da ciência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5431200234854429 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Botter Junior, Wilson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6176798892327803 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho está dividido em duas partes. Na primeira delas é feita uma análise descritiva sobre o tema modelos atômicos de cinco livros do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Na segunda parte é exposta a controvérsia em torno do modelo atômico de Dalton, que representou uma revolução científica na época de sua publicação. Ainda nessa parte, mostra-se que esse grande debate científico instaurado no final do século XIX pode servir de motivação para abordagens diferenciadas em sala de aula sobre modelos atômicos, de forma a ajudar a resgatar a curiosidade e o gosto pela ciência no estudante de ensino médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristiano Barbosa de Moura.pdf | 313.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.