Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6524
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Revisitando o ensino de modelos atômicos no ensino médio: análise de livros didáticos e uma proposta para o modelo de Dalton usando história e filosofia da ciência
Autor(es)/Inventor(es): Moura, Cristiano Barbosa de
Orientador: Turci, Cássia Curan
Resumo: O presente trabalho está dividido em duas partes. Na primeira delas é feita uma análise descritiva sobre o tema modelos atômicos de cinco livros do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Na segunda parte é exposta a controvérsia em torno do modelo atômico de Dalton, que representou uma revolução científica na época de sua publicação. Ainda nessa parte, mostra-se que esse grande debate científico instaurado no final do século XIX pode servir de motivação para abordagens diferenciadas em sala de aula sobre modelos atômicos, de forma a ajudar a resgatar a curiosidade e o gosto pela ciência no estudante de ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de química
Dalton
Modelos atômicos
Livro didático
História da ciência
Filosofia da ciência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano Barbosa de Moura.pdf313.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.