Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6524
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Revisitando o ensino de modelos atômicos no ensino médio: análise de livros didáticos e uma proposta para o modelo de Dalton usando história e filosofia da ciência |
Autor(es)/Inventor(es): | Moura, Cristiano Barbosa de |
Orientador: | Turci, Cássia Curan |
Resumo: | O presente trabalho está dividido em duas partes. Na primeira delas é feita uma análise descritiva sobre o tema modelos atômicos de cinco livros do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Na segunda parte é exposta a controvérsia em torno do modelo atômico de Dalton, que representou uma revolução científica na época de sua publicação. Ainda nessa parte, mostra-se que esse grande debate científico instaurado no final do século XIX pode servir de motivação para abordagens diferenciadas em sala de aula sobre modelos atômicos, de forma a ajudar a resgatar a curiosidade e o gosto pela ciência no estudante de ensino médio. |
Palavras-chave: | Ensino de química Dalton Modelos atômicos Livro didático História da ciência Filosofia da ciência |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 12-Mar-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiano Barbosa de Moura.pdf | 313.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.