Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marcoaurélio Almenara | - |
dc.contributor.author | Anaya, Cristiane Jorge Balestero | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T01:56:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6525 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geoquímica | pt_BR |
dc.subject | Cromatografia gasosa | pt_BR |
dc.subject | Cromatografia líquida | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Petróleo | pt_BR |
dc.subject | Gás | pt_BR |
dc.title | Tema químico social geoquímica do petróleo, na abordagem de cromatografia líquida e gasosa, para alunos do ensino médio técnico em química e petróleo & gás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6322167045847593 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Celeste Yara dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3426538975710525 | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de ensino e aprendizagem de Química, assim como de todas as ciências da natureza, tem se mostrado ineficaz quando baseado nos modelos tradicionais, que resultam em uma aplicação mecânica de memorização de uma grande quantidade de conteúdo, sem preocupação com a formação do pensamento crítico no indivíduo e a efetividade do aprendizado. Cabe ao professor buscar alternativas para reformulação do conteúdo, visando o desenvolvimento das competências gerais e a articulação do conhecimento de forma acessível à compreensão do aluno. Este trabalho foi concebido da ideia de abordar dentro da disciplina de química analítica para alunos do ensino médio técnico em química, os conteúdos de cromatografia líquida e cromatografia gasosa, utilizando como ferramenta de ensino, o tema químico social “Geoquímica do Petróleo”. Desta forma, o tema químico social deve atuar como facilitador do processo de aprendizagem, através da formação de uma ponte cognitiva entre o conteúdo teórico e situações cotidianas da área de pesquisa geoquímica, possibilitando uma aprendizagem mais significativa para os futuros profissionais da área química. Os resultados esperados na aplicação deste modelo proposto são, a melhora da aprendizagem dos tópicos químicos abordados, através da contextualização do conteúdo; a explicação dos fenômenos naturais e a apreciação do papel do cientista em uma investigação; a detecção de erros conceituais; e a consolidação dos conceitos científicos por meio da prática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristiane Jorge Ballestero Anaya.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.