Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Marcoaurélio Almenara-
dc.contributor.authorAnaya, Cristiane Jorge Balestero-
dc.date.accessioned2019-02-17T01:56:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2015-09-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6525-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeoquímicapt_BR
dc.subjectCromatografia gasosapt_BR
dc.subjectCromatografia líquidapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectGáspt_BR
dc.titleTema químico social geoquímica do petróleo, na abordagem de cromatografia líquida e gasosa, para alunos do ensino médio técnico em química e petróleo & gáspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6322167045847593pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.referee1Takase, Iracema-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Celeste Yara dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3426538975710525pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem de Química, assim como de todas as ciências da natureza, tem se mostrado ineficaz quando baseado nos modelos tradicionais, que resultam em uma aplicação mecânica de memorização de uma grande quantidade de conteúdo, sem preocupação com a formação do pensamento crítico no indivíduo e a efetividade do aprendizado. Cabe ao professor buscar alternativas para reformulação do conteúdo, visando o desenvolvimento das competências gerais e a articulação do conhecimento de forma acessível à compreensão do aluno. Este trabalho foi concebido da ideia de abordar dentro da disciplina de química analítica para alunos do ensino médio técnico em química, os conteúdos de cromatografia líquida e cromatografia gasosa, utilizando como ferramenta de ensino, o tema químico social “Geoquímica do Petróleo”. Desta forma, o tema químico social deve atuar como facilitador do processo de aprendizagem, através da formação de uma ponte cognitiva entre o conteúdo teórico e situações cotidianas da área de pesquisa geoquímica, possibilitando uma aprendizagem mais significativa para os futuros profissionais da área química. Os resultados esperados na aplicação deste modelo proposto são, a melhora da aprendizagem dos tópicos químicos abordados, através da contextualização do conteúdo; a explicação dos fenômenos naturais e a apreciação do papel do cientista em uma investigação; a detecção de erros conceituais; e a consolidação dos conceitos científicos por meio da prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Jorge Ballestero Anaya.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.