Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6525
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Tema químico social geoquímica do petróleo, na abordagem de cromatografia líquida e gasosa, para alunos do ensino médio técnico em química e petróleo & gás |
Autor(es)/Inventor(es): | Anaya, Cristiane Jorge Balestero |
Orientador: | Rodrigues, Marcoaurélio Almenara |
Coorientador: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem de Química, assim como de todas as ciências da natureza, tem se mostrado ineficaz quando baseado nos modelos tradicionais, que resultam em uma aplicação mecânica de memorização de uma grande quantidade de conteúdo, sem preocupação com a formação do pensamento crítico no indivíduo e a efetividade do aprendizado. Cabe ao professor buscar alternativas para reformulação do conteúdo, visando o desenvolvimento das competências gerais e a articulação do conhecimento de forma acessível à compreensão do aluno. Este trabalho foi concebido da ideia de abordar dentro da disciplina de química analítica para alunos do ensino médio técnico em química, os conteúdos de cromatografia líquida e cromatografia gasosa, utilizando como ferramenta de ensino, o tema químico social “Geoquímica do Petróleo”. Desta forma, o tema químico social deve atuar como facilitador do processo de aprendizagem, através da formação de uma ponte cognitiva entre o conteúdo teórico e situações cotidianas da área de pesquisa geoquímica, possibilitando uma aprendizagem mais significativa para os futuros profissionais da área química. Os resultados esperados na aplicação deste modelo proposto são, a melhora da aprendizagem dos tópicos químicos abordados, através da contextualização do conteúdo; a explicação dos fenômenos naturais e a apreciação do papel do cientista em uma investigação; a detecção de erros conceituais; e a consolidação dos conceitos científicos por meio da prática. |
Palavras-chave: | Geoquímica Cromatografia gasosa Cromatografia líquida Ensino de química Ensino médio Petróleo Gás |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 11-Set-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiane Jorge Ballestero Anaya.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.