Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.author | Alves, Claydir de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T02:15:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6527 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso: aluno detetive: a química interligando saberes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9054162817618626 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Lola Maria Braga | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976477283204423 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Marlice Aparecida Sipoli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5080824351824365 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por finalidade apresentar a Oficina: “Estudo de Caso: Aluno Detetive”, realizada através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como uma ferramenta para demonstrar a interdisciplinaridade, motivar os alunos do Ensino Médio e contribuir para um ensino contextualizado. A Oficina consiste em solucionar o mistério de uma história fictícia: o verdadeiro assassino do protagonista da história, denominado Pacco Rabanne. Em cada aula os estudantes recebiam um texto que contava parte da trama. Nestas informações, existiam fatos relacionados ao conteúdo programático da química, ou seja, vivenciando a aplicabilidade da Química em missões desse tipo. Além disso, utilizavam conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas e desenvolviam o raciocínio lógico, as competências e as habilidades, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Claydir de Faria Alves.pdf | 549.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.