Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuerra, Antonio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.authorBastos, Bruno de Almeida-
dc.date.accessioned2019-02-17T02:23:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2016-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6528-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleLaDQuizpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0873628586188356pt_BR
dc.contributor.referee1Amado, Roberto Salgado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735654736121608pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Rodrigo Volcan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6424652558098121pt_BR
dc.description.resumoCom o desenvolvimento tecnológico, a sociedade vem sendo influenciada e transformada de forma substancial, social e culturalmente. Devido a crescente demanda por aparatos midiáticos, estudos vêm demostrando a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de apoio pedagógico. Por conta disto, decidiu-se compreender como um quiz, enquanto TIC, pode auxiliar no processo de ensinoaprendizagem em ambientes educacionais. A partir disto foi desenvolvido um software didático-pedagógico que funciona em conjunto com um aplicativo instalado em dispositivos móveis e atua como um quiz avaliativo, denominado LaDQuiz. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo foi dividida em três partes. A primeira parte, compreender a relação entre as TIC e educação, segundo uma perspectiva construtivista; a segunda consistiu em criar e desenvolver o software LaDQuiz; e a terceira destinou-se a aplicação do software e obtenção da opinião do público alvo (professores e alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro) através de questionários a respeito do instrumento pedagógico desenvolvido. Com isso, foi possível perceber que o LaDQuiz, enquanto TIC, pode ser utilizada como uma ferramenta didática útil na prática educacional, por meio das quais os alunos estabelecem conexões entre os conhecimentos práticos e teóricos de forma lúdica e digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno de Almeida Bastos.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.