Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6528
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Bastos, Bruno de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T02:23:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6528 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | LaDQuiz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0873628586188356 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amado, Roberto Salgado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0735654736121608 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Rodrigo Volcan | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6424652558098121 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o desenvolvimento tecnológico, a sociedade vem sendo influenciada e transformada de forma substancial, social e culturalmente. Devido a crescente demanda por aparatos midiáticos, estudos vêm demostrando a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de apoio pedagógico. Por conta disto, decidiu-se compreender como um quiz, enquanto TIC, pode auxiliar no processo de ensinoaprendizagem em ambientes educacionais. A partir disto foi desenvolvido um software didático-pedagógico que funciona em conjunto com um aplicativo instalado em dispositivos móveis e atua como um quiz avaliativo, denominado LaDQuiz. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo foi dividida em três partes. A primeira parte, compreender a relação entre as TIC e educação, segundo uma perspectiva construtivista; a segunda consistiu em criar e desenvolver o software LaDQuiz; e a terceira destinou-se a aplicação do software e obtenção da opinião do público alvo (professores e alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro) através de questionários a respeito do instrumento pedagógico desenvolvido. Com isso, foi possível perceber que o LaDQuiz, enquanto TIC, pode ser utilizada como uma ferramenta didática útil na prática educacional, por meio das quais os alunos estabelecem conexões entre os conhecimentos práticos e teóricos de forma lúdica e digital. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruno de Almeida Bastos.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.