Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6529
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Cucinelli Neto, Roberto Pinto |
Tutor: | Michel, Ricardo Cunha |
Resumen: | Entre os diversos desafios encontrados no processo de mediação didática em Química em turmas do Ensino Médio se encontra a assimilação e interiorização dos conceitos expostos na teoria através de suas aplicações práticas no cotidiano. A partir de um trabalho realizado por escolas no Canadá há alguns anos, o Campeonato de Crescimento de Cristais visa, de maneira prática e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de aplicação da teoria e a liberdade para a experimentação aos alunos na cristalização de sais inorgânicos. Será elaborada uma metodologia voltada para o Ensino Médio das escolas brasileiras, com regras bem definidas para sua realização, tais como: tempo, composto utilizado, técnicas experimentais e parâmetros de avaliação (geometria, perfeição das faces e transparência) baseada no campeonato canadense, além das consequências que um projeto com estas características podem implicar na formação do aluno e também como uma ferramenta adicional para as escolas aperfeiçoarem as aulas de Química. |
Materia: | Cristalização Ensino de química Campeonato Cristais |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 19-sep-2013 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roberto Pinto Cucinelli Neto.pdf | 851.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.