Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6531
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O laboratório de química na escola brasileira: uma abordagem histórica
Author(s)/Inventor(s): Machado, Raquel Berco
Advisor: Ribeiro, Luiz Cláudio dos Santos
Abstract: Este trabalho não tem como objetivo insistir na importância do laboratório como facilitador da aprendizagem da Ciência Química, algo de certo já apontado à exaustão em um número infinito de produções acadêmicas nas últimas décadas. Tem como foco, no entanto, responder à pergunta: como e por que o laboratório surge como uma “necessidade pedagógica” na Escola? relacionando-o à formação social e econômica brasileira, com ênfase no período compreendido entre 1808, data da chegada da Família Real ao Brasil, e as três primeiras décadas do século XX. A pesquisa, de caráter histórico e documental – pesquisa bibliográfica e análise das Reformas Educacionais até a Reforma Francisco Campos, de 1931 –, permite situar a mentalidade educacional brasileira, bem como apontar a configuração de forças políticas que determinavam o que, com que finalidade e para quem ensinar. Parte da hipótese de que a Escola deveria, tanto quanto a Ciência o fez no plano das ideias e das práticas econômicas, incumbir-se de construir um “homem novo”, afinado com o ideal liberal-burguês consolidado no rastro das Revoluções Industriais europeias. O desenvolvimento capitalista experimentado nas economias centrais reproduz-se no Brasil de forma peculiar e é no curso das imensas contradições na formação da nossa modernidade, conservadora e tardia, que se deve entender nosso próprio desenvolvimento científico e seus reflexos na Escola. Considerar a transição histórica em que isso se processou é fundamental para questionar o perfil desse “homem novo”, encarnado nos traços claramente positivistas que nortearam o avanço da pedagogia científica brasileira, cujo entendimento deve contribuir para a compreensão crítica das finalidades de atividades experimentais em sala de aula de Química na atualidade.
Keywords: Ensino de química
Laboratório escolar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Berco Machado.pdf490.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.