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dc.contributor.advisorPortugal, Licinio da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Túlio Silveira-
dc.date.accessioned2019-02-18T17:56:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:42Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6536-
dc.description.abstractToll plazas are often characterized as a potential stretch of bottleneck, due to the tariff collection process at specific points of the road. In the highway concession contract, the public manager requires compliance with efficiency measures of the concessionaire. However, not all highway concessions in Brazil have an evaluation system of performance measures related to toll plazas. In addition, the Traffic Engineering literature does not specifically approach concepts related to toll plazas. Thus, a methodological procedure was created to evaluate the performance of toll plazas and the prospects for the implementation (or not) of alternative interventions in the system. This procedure relies essentially on the simulation modeling technique and the performance measure of level of service. The procedure was applied in a case study, involving the toll plaza of Itaúna/MG, and the results indicate that the toll plaza is in good operating condition, since the level of service obtained reflects that the vehicular flow is still lower than the capacity of the system. However, the possibility of paying the toll rate through the concept of open road tolling or free-flow would present great advantages to users, in which a significant reduction of the time needed to cross the toll plaza under study can be observed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectPedágio de rodoviaspt_BR
dc.titleProcedimento metodológico para avaliação de desempenho de praças de pedágio com uso de simulaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8147826672970818pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ribeiro, Paulo Cezar Martins-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Glaydson Mattos-
dc.contributor.referee2Fernandes, Elton-
dc.description.resumoAs praças de pedágio são frequentemente caracterizadas como um trecho potencial de gargalo, devido ao processo de cobrança em pontos específicos da via. No contrato de concessão de rodovias, o gestor público requer o cumprimento de medidas de eficiência do concessionário. No entanto, nem todas concessões de rodovias vigentes no Brasil possuem aferição de medidas de desempenho relacionadas às praças de pedágio. Além do mais, a bibliografia de Engenharia de Tráfego não aborda de forma específica conceitos relacionados às praças de pedágio. Dessa forma, foi criado um procedimento metodológico para avaliar o desempenho de praças de pedágio e as perspectivas para implantação (ou não) de intervenções alternativas no sistema. Esse procedimento conta, fundamentalmente, com a técnica de modelagem por simulação e a medida de desempenho de nível de serviço. O procedimento foi aplicado em um estudo de caso, envolvendo a praça de pedágio de Itaúna/MG, e os resultados indicam que a praça de pedágio analisada se encontra em boas condições de operação, visto que o nível de serviço obtido reflete que o fluxo veicular é ainda inferior a capacidade do sistema. Entretanto, a possibilidade do pagamento da tarifa mediante o conceito de rodovias de pedágio aberto ou free-flow apresentaria grandes vantagens aos usuários, na qual se pode observar uma significativa redução do tempo necessário para cruzar a praça de pedágio em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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