Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6550
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A guarita
Autor(es)/Inventor(es): Wheatley, Kevin Rodrigues Thirkell
Orientador: Lissovsky, Mauricio
Resumo: A Guarita é um roteiro de longa-metragem que busca ser, sobretudo, político. É um filme do gênero dramático, com estrutura de narrativa clássica dividida em três atos no qual a sucessão de eventos é pautada pela lógica da causalidade das ações tomadas por Vicente, protagonista ativo da trama principal. Consiste, essencialmente, na estória de um homem de meia-idade, acostumado a ser um coadjuvante da própria vida, que tenta se impor contra as influências de um grupo de milícia em uma vizinhança de classe alta do Rio de Janeiro. Nesta jornada, Vicente invadirá universos físicos e psicológicos desconhecidos, que desafiarão sua capacidade de manter-se fiel à própria ética. É uma estória que trata de preconceitos, das mortes que não ganham manchetes e das vidas que valem menos. Em um universo onde o Estado se ausenta, a justiça é regida pela lei da selva, em uma perpétua luta por poder. Tudo isso surge nas zonas de penumbra criadas pela trama protagonizada por Vicente, o herói trágico que tenta enxergar além dos antolhos, vencendo a própria letargia. Para isso, ele terá que enfrentar os interesses de uma classe social para qual a preservação do status quo é conveniente. No entanto, para os vizinhos da escuridão, a luz pode cegar e o sol pode arder.
Palavras-chave: Cinema
Roteiro
Milícia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: WHEATLEY, Kevin Rodrigues Thirkell. A Guarita. Rio de Janeiro, 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kwheatley.pdf865.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.