Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6576
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Benefício de Prestação Continuada: um direito assistencial operacionalizado pelo seguro social
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Flávia Vizani
Orientador: Galizia, Silvina Veronica
Resumo: Apresenta resultados da pesquisa feita sobre a operacionalização do Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial, gerido pelo Instituto Nacional de Seguro Social, vinculado à política de Previdência Social. Os procedimentos metodológicos utilizados envolveram pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Buscou-se compreender brevemente o funcionamento da sociedade capitalista, a origem das políticas sociais e como ocorreu o desenvolvimento das políticas sociais de Assistência e Previdência Social no Brasil. Foi feita uma análise a respeito do objeto deste trabalho, o Benefício de Prestação continuada, com os seus critérios de seletividade, o seu requerimento e sua forma de avaliação. Neste processo, foi realizada a pesquisa empírica junto ao INSS na qual foi possível nos aproximarmos de alguns traços a respeito do usuário do Serviço Social na Instituição e o que isso representa para a prática profissional do Assistente Social. Neste sentido, o trabalho discute sobre a implementação de um benefício próprio da Assistência no âmbito da Previdência Social.
Palavras-chave: Política social
Seguridade social
Previdência social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Jun-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Flávia Vizani. Benefício de Prestação Continuada: um direito assistencial operacionalizado pelo seguro social. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FVizani.pdf836.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.