Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6581
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Baía de guanabara: problema e pauta jornalística de 1940 a 1970
Autor(es)/Inventor(es): Misse Filho, Michel
Orientador: Soares, Raquel Paiva de Araújo
Resumo: Observa o processo de construção do problema público e ambiental da baía de Guanabara, tendo em vista a mudança no papel que a baía exercia na cidade: de um lugar de centralidade turística e solução econômica, passou a representar um problema para a sociedade carioca a partir de meados do século XX, com o agravamento de sua poluição. Para se entender como a degradação ambiental da baía virou pauta na sociedade, serão utilizadas as reportagens do jornal O Globo que faziam referência à baía de Guanabara entre os anos 1940, 1950, 1960 e 1970. Ao buscar compreender a raiz social da concepção de uma realidade como problemática, a pesquisa também se debruça sobre a influência que o movimento ambientalista do pós-guerra teve para o surgimento de denúncias jornalísticas à situação ambiental da baía. O efeito contrário também é considerado: a influência que essas matérias tiveram para a compreensão da sociedade acerca do que é poluição.
Palavras-chave: Baía de Guanabara
Jornalismo especializado
Políticas públicas
Poluição
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MISSE FILHO, Michel . Baía de Guanabara: problema e pauta jornalística de 1940 a 1970. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mmissefilho.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.