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http://hdl.handle.net/11422/658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cardoso, Monica Machado | - |
dc.contributor.author | Miranda, Carolina Bernardo de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T18:24:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:09Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-13 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Carolina Bernardo de. A representação do masculino na contemporaneidade: Um estudo sobre a publicidade de cosméticos para homens. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/658 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discurso publicitário | pt_BR |
dc.subject | Vaidade | pt_BR |
dc.subject | Metrossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Publicidade britânica | pt_BR |
dc.title | A representação do masculino na contemporaneidade: um estudo sobre a publicidade de cosméticos para homens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Strozenberg, Ilana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Marta de Araújo | - |
dc.description.resumo | Esta monografia objetiva compreender as representações de novos sentidos de masculinidade no discurso publicitário, assim como relacioná-los a contextos socioculturais distintos. Do ponto de vista metodológico, faz um estudo comparativo dos filmes Dishevelling Dry Putty, de 2013, da linha de produtos Studio Line, da marca L’Oréal Paris – Reino Unido e Novo Clear Men Limpeza Profunda, da marca Clear, de 2013, – adaptação brasileira. Os dados sugerem que as expressões publicitárias retratam novos olhares para a representação masculina, permitindo a inscrição deste homem contemporâneo em ambientes que outrora eram exclusivos ao universo feminino como, por exemplo, o do uso de cosméticos e da preocupação com estética. Estes novos olhares retratam um homem mais vaidoso e preocupado com a sua aparência visual, embora ainda de forma muito tímida no Brasil. Em contrapartida, no Reino Unido, notamos um discurso mais aprofundado nesta questão da masculinidade: por apresentar uma cultura em que questões como beleza e moda participam há mais tempo do universo masculino, a publicidade britânica consegue desenvolver um discurso mais elaborado em relação a estas novas representações do homem metrossexual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
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