Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6613
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Carla da Costa | - |
dc.contributor.author | Batista, Gabrielle Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T14:58:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Gabrielle Nascimento. Modos de ver, formas de narrar: a cultura e o povo brasileiro nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6613 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Manzon, Jean | pt_BR |
dc.subject | Medeiros, José | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.title | Modos de ver, formas de narrar: a cultura e o povo brasileiro nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8278563866331589 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga os discursos que influenciaram a formação da imagem nacional em meados do século XX, bem como o papel que a fotografia exerceu na difusão dessa “identidade”. Para tanto, esta pesquisa abarcará as contribuições dos olhares do fotógrafo francês Jean Manzon e do fotógrafo brasileiro José Medeiros, apresentando a maneira que os dois narraram fotograficamente e contribuíram na construção dessa imagem oficial de “nação”, de “povo” e de “cultura” brasileira; e a função da imprensa, especificadamente da revista O Cruzeiro, na afirmação do imaginário construído. Será utilizado como suporte metodológico a ideia de representação coletiva e de constituição de identidade a partir das noções apresentadas por Benedict Anderson, assim como o estudo de pesquisadores que tratam do processo de miscigenação, além do diálogo constante com teóricos que falam sobre fotografia, a fim de compreender o significado das imagens apresentadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GNascimento.pdf | 769.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.