Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6613
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Modos de ver, formas de narrar: a cultura e o povo brasileiro nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros
Author(s)/Inventor(s): Batista, Gabrielle Nascimento
Advisor: Dias, Carla da Costa
Abstract: Investiga os discursos que influenciaram a formação da imagem nacional em meados do século XX, bem como o papel que a fotografia exerceu na difusão dessa “identidade”. Para tanto, esta pesquisa abarcará as contribuições dos olhares do fotógrafo francês Jean Manzon e do fotógrafo brasileiro José Medeiros, apresentando a maneira que os dois narraram fotograficamente e contribuíram na construção dessa imagem oficial de “nação”, de “povo” e de “cultura” brasileira; e a função da imprensa, especificadamente da revista O Cruzeiro, na afirmação do imaginário construído. Será utilizado como suporte metodológico a ideia de representação coletiva e de constituição de identidade a partir das noções apresentadas por Benedict Anderson, assim como o estudo de pesquisadores que tratam do processo de miscigenação, além do diálogo constante com teóricos que falam sobre fotografia, a fim de compreender o significado das imagens apresentadas.
Keywords: Fotografia
Manzon, Jean
Medeiros, José
Cultura popular
Identidade cultural
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BATISTA, Gabrielle Nascimento. Modos de ver, formas de narrar: a cultura e o povo brasileiro nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GNascimento.pdf769.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.