Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6615
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A preservação do acervo de escultura de Celita Vaccani na Escola de Belas-Artes: inventário e medidas de conservação
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, César Casimiro
Tutor: Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira
Resumen: Inicialmente, com base em reflexões acerca da importância da preservação da memória de nomes relevantes para a história da Escola de Belas-Artes da UFRJ, este estudo apresenta a trajetória acadêmica da ex-docente e artista Celita Vaccani a partir das suas produções artística e acadêmica, destacando-se a relevância do ensino de escultura. Posteriormente, evidenciam-se reflexões sobre: as teorias da Restauração em voga, considerações sobre a conservação preventiva e a função do inventário como forma de preservação de acervos. Por fim, este trabalho destaca a relevância do reconhecimento de técnicas, materiais e estado de conservação e a problemática da preservação de esculturas em gesso e metal. Além de apresentar o inventário de parte do acervo da artista e docente supracitada e elencar medidas técnicas para a salvaguarda do mesmo.
Materia: Vaccani, Celita
Memória
Escultura
Preservação
Inventário
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, César Casimiro. A preservação do acervo de escultura de Celita Vaccani na Escola de Belas-Artes: inventário e medidas de conservação. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CFerreira.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.