Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6620
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Espião estatístico: o jornalismo de dados no globoesporte.com
Autor(es)/Inventor(es): Maleson, Roberto Vieira de Sousa
Tutor: Castro, Paulo César
Resumen: Apresenta uma área em crescimento exponencial no jornalismo mundial e brasileiro: o jornalismo de dados. A partir de fundamentação teórica e prática, demonstra-se o significado desta área dentro do meio, quais são suas características e quais são as variáveis envolvidas. É feito um breve percurso histórico para mostrar como o jornalismo de dados surgiu e como se desenvolveu ao longo dos anos, auxiliado pela evolução dos meios tecnológicos e das mudanças nas narrativas jornalísticas. Além disso, procura-se relatar quais são as habilidades e técnicas necessárias para a especialização em jornalismo de dados. Por fim, a pesquisa faz um estudo de caso sobre um produto do GloboEsporte.com, o Espião Estatístico. O objetivo desta parte é analisar como são trabalhados os dados esportivos sobre futebol neste veículo e demonstrar alguns dos conteúdos que são entregues ao público consumidor de estatísticas esportivas pela equipe responsável por gerir o projeto.
Materia: Jornalismo esportivo
Jornalismo investigativo
Mineração de dados
Estatística
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MALESON, Roberto Vieira de Sousa. Espião estatístico: o jornalismo de dados no globoesporte.com. 2017. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rmaleson.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.