Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6621
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Big brother Brasil: as estratégias narrativas para a construção de heróis e vilões
Author(s)/Inventor(s): Sorgine, Cecília Bittencourt
Advisor: Nóra, Gabriela
Abstract: O objetivo deste trabalho é compreender as formas narrativas utilizadas pelo reality-show Big Brother Brasil (BBB), produzido e exibido no Brasil pela Rede Globo de Televisão. O BBB, ao criar heróis e vilões, fixa e reafirma em seus telespectadores os ideais de bondade e maldade que facilitam, e podem tornar superficial, uma compreensão mais aprofundada sobre o ser humano e suas complexidades. Tomando como referência as formas narrativas usadas pelo programa e a linha de pesquisa de Guy Debord sobre espetacularização, o trabalho tentará traçar um paralelo entre a construção narrativa das telenovelas brasileiras e a utilizada no reality-show em questão. A forma como é feita a montagem e seus possíveis impactos na leitura do público sobre o programa também serão de suma importância.
Keywords: Reality show
Programa de televisão
Heróis
Vilões
Narrativa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jun-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SORGINE, Cecília Bittencourt. Big Brother Brasil: as estratégias narrativas para a construção de heróis e vilões. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Csorgine.pdf803.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.