Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6621
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Big brother Brasil: as estratégias narrativas para a construção de heróis e vilões |
Author(s)/Inventor(s): | Sorgine, Cecília Bittencourt |
Advisor: | Nóra, Gabriela |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é compreender as formas narrativas utilizadas pelo reality-show Big Brother Brasil (BBB), produzido e exibido no Brasil pela Rede Globo de Televisão. O BBB, ao criar heróis e vilões, fixa e reafirma em seus telespectadores os ideais de bondade e maldade que facilitam, e podem tornar superficial, uma compreensão mais aprofundada sobre o ser humano e suas complexidades. Tomando como referência as formas narrativas usadas pelo programa e a linha de pesquisa de Guy Debord sobre espetacularização, o trabalho tentará traçar um paralelo entre a construção narrativa das telenovelas brasileiras e a utilizada no reality-show em questão. A forma como é feita a montagem e seus possíveis impactos na leitura do público sobre o programa também serão de suma importância. |
Keywords: | Reality show Programa de televisão Heróis Vilões Narrativa |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 26-Jun-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SORGINE, Cecília Bittencourt. Big Brother Brasil: as estratégias narrativas para a construção de heróis e vilões. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Csorgine.pdf | 803.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.