Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6666
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de um sistema de classificação bibliogáfica analítico-sintético (ou facetado) para a indexação e recuperação de informações em Biologia
Autor(es)/Inventor(es): Assunção, Jandira Batista de
Orientador: Foskett, Douglas John
Coorientador: Mills, Jack
Resumo: Apresenta uma estrutura básica para o desenvolvimento de um sistema de classificação bibliográfica que suporte a organização documentária de toda a biblioteca do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, incluindo todos os assuntos abrangidos pelos Departamentos de Pesquisa. Assim, o sistema dever; prever o arranjo de coleções de caráter geral, livros e monografias, bem como dar origem a esquemas mais desenvolvidos, compatíveis com o primeiro, a fim de atender aos problemas de indexação de documentos altamente especializados, em cada Departamento. E preciso ficar bem claro, entretanto, que não pretendemos fazer um levantamento exaustivo de toda a terminologia especializada, nem consideramos estar o sistema completo para a classificação de publicações em ciências biológicas. Nossa intenção de apresentar apenas a estrutura e o método ideais para tal sistema. Os termos em cada classe demonstram como os mesmos devem ser enumerados e desenvolvidos, segundo os princípios dos sistemas analítico-sintéticos ou facetados. Em determinadas classes procuramos chegar a maiores detalhes para demonstrar a eficácia do método e torná-lo passivei a experimentação. Na segunda etapa, foi desenvolvido um vocabulário ora levantado, completar a sistemática animal e vegetal, eliminar detalhes desnecessários, e preparar o índice alfabético em forma de "thesaurus", tornando o sistema um instrumento completo de linguagem bibliográfica para Biologia.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Sistema de informação
Sistemas de classificação
Tesauros
Biologia
Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TEORIA DA CLASSIFICACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Data de publicação: 1972
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
276565.pdf4.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.