Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Waldmir Nascimento de Araujo-
dc.contributor.authorSilva, Isis Verdelone de Mello-
dc.date.accessioned2019-03-20T14:22:57Z-
dc.date.available2019-03-22T03:00:33Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6739-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectLivros eletrônicospt_BR
dc.titleContribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Michelle Jakeline Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8174906526130941pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.description.resumoA Química é uma ciência tão complexa e ao mesmo tão presente em coisas corriqueiras de nosso cotidiano, que não pode ser ensinada apenas como um produto acabado através do método tradicional e com base exclusivamente nos livros didáticos. O objetivo deste trabalho consiste em uma análise de possibilidades e estratégias inovadoras para o ensino de Química, com ênfase nos recursos multimodais e tecnológicos e seu uso aliado aos livros digitais para tablets. Com base em pesquisas bibliográficas, entende-se que para a aprendizagem de fenômenos químicos se faz necessário o uso de práticas educativas capazes de trazer pensando crítico ao aluno e significados aos conceitos. Para tal, deve ser inserida nas aulas metodologias que abordem a contextualização ao cotidiano, a interdisciplinaridade, capaz de construir elos entre a Química e demais disciplinas, a experimentação que correlaciona o teórico a prática, e os jogos educacionais que além de criar uma dinâmica em grupo auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Estamos na era digital, cada vez mais informatizada e globalizada, e não podemos ignorar esse fato, pelo contrário devemos aliar esses recursos tecnológicos para prática docente. Deste modo, o presente trabalho, além de avaliar as possibilidades já citadas para o ensino de química, também enfatiza como inerente e de relevância a inserção de novas tecnologias e tendências para o ensino de química, tais como simulação, modelagem, realidade aumentada, WEB 2.0, objetos educacionais virtuais, recursos multimodais e livros digitais. Nesse contexto, como forma de disponibilizar todos esses recursos tecnológicos ao alcance de alunos e professores, o uso de tablets em sala de aula se torna essencial. Com toda essa revolução tecnológica, o livro didático impresso pode ter sua versão eletrônica se tornando um complemento ao sistema de ensino capaz de trazer um conteúdo interativo e inovador aos alunos. Contudo para que objetos virtuais e livros digitais didáticos sejam empregados em sala de aula de forma eficiente o professor precisa estar familiarizado com os recursos tecnológicos, ou seja, deve ser capaz de mediar e direcionar as integrações multimídias. Através de pesquisas exploratórias concluímos que no cenário educacional os livros digitais, apesar de sua importância e relevância no processo de ensino de aprendizagem, ainda é uma realidade distante para o sistema de ensino brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isis Verdelone de Mello Silva.pdf457,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.