Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6739
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Isis Verdelone de Mello |
Tutor: | Neto, Waldmir Nascimento de Araujo |
Resumen: | A Química é uma ciência tão complexa e ao mesmo tão presente em coisas corriqueiras de nosso cotidiano, que não pode ser ensinada apenas como um produto acabado através do método tradicional e com base exclusivamente nos livros didáticos. O objetivo deste trabalho consiste em uma análise de possibilidades e estratégias inovadoras para o ensino de Química, com ênfase nos recursos multimodais e tecnológicos e seu uso aliado aos livros digitais para tablets. Com base em pesquisas bibliográficas, entende-se que para a aprendizagem de fenômenos químicos se faz necessário o uso de práticas educativas capazes de trazer pensando crítico ao aluno e significados aos conceitos. Para tal, deve ser inserida nas aulas metodologias que abordem a contextualização ao cotidiano, a interdisciplinaridade, capaz de construir elos entre a Química e demais disciplinas, a experimentação que correlaciona o teórico a prática, e os jogos educacionais que além de criar uma dinâmica em grupo auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Estamos na era digital, cada vez mais informatizada e globalizada, e não podemos ignorar esse fato, pelo contrário devemos aliar esses recursos tecnológicos para prática docente. Deste modo, o presente trabalho, além de avaliar as possibilidades já citadas para o ensino de química, também enfatiza como inerente e de relevância a inserção de novas tecnologias e tendências para o ensino de química, tais como simulação, modelagem, realidade aumentada, WEB 2.0, objetos educacionais virtuais, recursos multimodais e livros digitais. Nesse contexto, como forma de disponibilizar todos esses recursos tecnológicos ao alcance de alunos e professores, o uso de tablets em sala de aula se torna essencial. Com toda essa revolução tecnológica, o livro didático impresso pode ter sua versão eletrônica se tornando um complemento ao sistema de ensino capaz de trazer um conteúdo interativo e inovador aos alunos. Contudo para que objetos virtuais e livros digitais didáticos sejam empregados em sala de aula de forma eficiente o professor precisa estar familiarizado com os recursos tecnológicos, ou seja, deve ser capaz de mediar e direcionar as integrações multimídias. Através de pesquisas exploratórias concluímos que no cenário educacional os livros digitais, apesar de sua importância e relevância no processo de ensino de aprendizagem, ainda é uma realidade distante para o sistema de ensino brasileiro. |
Materia: | Ensino de química Livros eletrônicos |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 20-dic-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isis Verdelone de Mello Silva.pdf | 457.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.