Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6754
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Célia Regina Sousa da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Louise Costa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T15:26:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6754 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Ensino de química para alunos com deficiência visual: um estudo qualitativo-exploratório | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9380934750092649 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Marco Antônio Chaer do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3314639624288740 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Alexandre Braga | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9723021003007022 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins Filho, Alcindo Miguel | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3079835167614507 | pt_BR |
dc.description.resumo | Temáticas inclusivas, no âmbito educacional, estão relacionadas a vários fatores - formação universitária, capacitação continuada de professores e funcionários, entre outros - que em última análise refletem, não só a carência de políticas públicas inclusivas, mas principalmente ao não cumprimento das ações já existentes. Consequentemente, o ensino brasileiro ainda exibe fortes características excludentes, e não é raro o corpo escolar se sentir despreparado para uma efetiva atuação inclusiva, principalmente quando há em suas classes alunos portadores de necessidades educacionais especiais. O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar um panorama geral de como ocorre o processo inclusivo de não videntes, principalmente no que tangencia o ensino de química, e apresentar algumas ferramentas capazes de enriquecer a aprendizagem desses sujeitos. Assim, partindo da premissa de que a escolha epistemológica orienta ações coerentes entre a fala e a prática docente, essa pesquisa propõe uma análise dialógica-crítica-descritiva, sob a ótica do ensino de química, acerca da aprendizagem de alunos com deficiência visual. Em suma, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo nível é exploratório-descritivo, com delineamento documental-bibliográfico. Os documentos e artigos foram selecionados de modo a agrupar ideias centrais sobre portadores de deficiência visual no Brasil; leitura e escrita ajustada à percepção tátil; ensino e o indivíduo com deficiência visual e desafios na formação e atuação profissional. A análise dos dados foi realizada segundo critérios pré-estabelecidos, que sugerem um perfil para as principais dificuldades do processo inclusivo, além de identificar algumas ferramentas didáticas existentes, que podem ser utilizadas como suporte do mesmo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Louise Costa da Silva Almeida.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.