Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6772
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Adaptação do jogo “Batalha Naval” como ferramenta para o ensino de química orgânica |
Author(s)/Inventor(s): | Cunha, Natacha Cristina Lima da |
Advisor: | Michel, Ricardo Cunha |
Abstract: | Este trabalho descreve a utilização de um jogo baseado no tradicional batalha naval utilizando o conceito de funções orgânicas, visando motivar a aprender os conceitos de química orgânica. A proposta de ensino foi construída com o intuito de despertar o interesse e motivação dos alunos que tendem a ter dificuldade com a química orgânica, confundindo as funções orgânicas, não sabendo como construir as moléculas e sua nomenclatura. Também visa proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa. O ensino de química é em geral centrado na memorização. Os alunos sentem se desmotivados a aprender e tendem a ver a disciplina como algo muito difícil, monotona e sem conexão com a realidade. O professor deve se preocupar em melhorar a relação com seus alunos e com a disciplina de química. Nesse sentido o professor deve atrair os alunos através de ferramentas que possibilitem a eles verem a importância da química. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar, e verificar a utilização de um recurso didático: um jogo similar à Batalha Naval, com moléculas orgânicas no lugar de embarcações. O jogo foi aplicado a alunos do Ensino Médio, visando investigar sua eficiência na aprendizagem de funções orgânicas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, aplicação do jogo aliado ao uso de testes e questionário. Através dos resultados e depoimentos dos alunos entende-se a importância dos jogos como ferramenta pedagógica para o ensino. Atividades lúdicas não necessariamente tem a função de educar, mas são recursos que o professor pode apresentar em sala de aula para que os estudantes aprendam de forma participativa e prazerosa. |
Keywords: | Jogos Química orgânica Ensino de química Material didático |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 24-Mar-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Natacha Cristina Lima da Cunha.pdf | 485.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.