Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6773
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Otimização de metodologia para determinação de zinco e chumbo em QAV e nafta por ETAAS-GF empregando revestimento de modificadores de matriz
Autor(es)/Inventor(es): Dionysio, Nívea Cristina Fernandes
Orientador: Rocha, Nilce Carbonel Campos da
Coorientador: Lorençatto, Rodolfo
Resumo: A determinação de metais como Pb e Zn em derivados leves é importante para o monitoramento da qualidade destes materiais, pois estes metais podem ocasionar queima irregular de combustíveis em condições críticas, envenenamento de catalisadores durante processos de craqueamento catalítico. As concentrações de Pb e Zn esperadas para que estas ocorrências tornem-se expressivas podem ser facilmente detectadas empregando a técnica de Espectrometria de Absorção Atômica por Atomização Eletrotérmica com Forno de Grafite (ETAAS-GF), que apresenta vantagens como baixo volume de amostra necessária para as análises (20µL em média, por injeção) e limites de detecção na ordem de 0,1 a 1 µg/Kg. As análises por ETAAS-FG incluem, em sua maioria, o uso de modificadores de matriz, que auxiliam no processo de retenção do analito durante a etapa de pirólise, sem comprometer a etapa de atomização do analito. A utilização de revestimento de modificador de matriz é vantajosa para a rotina de um laboratório, pois uma vez realizada a impregnação do forno de grafite, varias análises podem ser feitas sem perda significativa de sensibilidade, resultando em análises mais rápidas do que o método convencional por co-injeção. Além disso, a contaminação da própria solução de modificador de matriz pode ser evitada, já que sucessivos ciclos de queimas para consolidação do modificador permitem remoção do analito pré-existente. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é otimizar uma metodologia analítica para análise de Pb e Zn em derivados leves de petróleo (QAV e Nafta) utilizando a técnica de ETAASFG empregando revestimento de Pd e W. A otimização das condições experimentais foi feita empregando um planejamento fatorial completo a dois níveis, com o objetivo de verificar a importância das variáveis, assim como possíveis interações entre elas. Massa total revestimento de modificador de matriz e as temperaturas de pirólise e atomização foram as variáveis estudadas.
Palavras-chave: Zinco
Chumbo
Querosene de aviação
Espectrometria de Absorção Atômica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jun-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nivea Cristina Fernandes Dionysio.pdf758.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.