Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6810
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Design, superação e acolhimento: estratégias visuais de comunicação sobre os direitos da mulher grávida em decorrência de violência sexual
Author(s)/Inventor(s): Bonisolo, Graziella Rodrigues
Advisor: Pires, Julie de Araujo
Abstract: O trabalho de conclusão de curso buscou por meio do design, ajudar mulheres que sofreram violência sexual que culminou em uma gravidez indesejada, a fim de mostrar seus direitos na tomada de decisão com relação a essa gravidez. No decorrer da pesquisa, notou-se a carência de divulgação quanto às questões relacionadas ao aborto legal no Brasil (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940) e os direitos da mulher quando se encontra nessa situação. Mesmo sendo um direito previsto por lei, a falta de divulgação, o trauma da vítima e a dificuldade encontrada dentro dos próprios serviços de saúde, formam uma barreira quanto ao posicionamento da mulher, sendo que muitas vezes a mesma desconhece suas opções. O estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa através do contato com profissionais de saúde, visando o entendimento de como essas mulheres se sentem em relação ao estupro e à gravidez, além de abordar os meios de como é feita essa orientação. Durante o projeto buscou-se o contato com essa equipe de profissionais para que pudesse haver troca de informações que, mais tarde, ajudaram na conceitualização do projeto de design.
Keywords: Violência sexual
Gravidez
Profissionais de saúde
Imaginário
Comunicação
Design
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BONISOLO, Graziella Rodrigues. Design, superação e acolhimento: estratégias visuais de comunicação sobre os direitos da mulher grávida em decorrência de violência sexual. 2017. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GBonisolo.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.