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dc.contributor.advisorPonte, Raquel Ferreira da-
dc.contributor.authorMansano, Isadora Mergh-
dc.date.accessioned2019-03-25T18:30:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMANSANO, Isadora Mergh. Era retrobar: a experiência de reviver anos marcantes. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6829-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectDesign cambiávelpt_BR
dc.subjectBarespt_BR
dc.titleEra retrobar: a experiência de reviver anos marcantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3837159067419946pt_BR
dc.description.resumoO projeto consiste na proposta de negócio e criação da identidade visual e pontos de contato de um bar temático cambiável, ERA Retrobar. Situado em Niterói-RJ e inspirado nas características de diferentes décadas, o empreendimento tem como principal diferencial e objetivo gerar ao consumidor a experiência e emoção de reviver essas épocas por meio do que a marca transmite e apresenta. A partir de pesquisas e análise de mercado no ramo de entretenimento na cidade de Niterói e redondezas, foi constatado que a maioria das propostas de negócio são bem semelhantes, não se adequam e nem agradam ao público. Normalmente são voltadas ao público universitário na faixa etária de 18 a 21 anos e assim, muitos moradores da cidade tem o costume de se deslocarem para cidades próximas, como o Rio de Janeiro, para aproveitarem mais opções de entretenimento na vida noturna. Porém, com o aumento da violência e falta de segurança na região, essas pessoas deixam de se deslocar, passando a frequentar estabelecimentos em locais próximos de onde moram em Niterói. Por meio dessa constatação, surgiu a proposta de criação de um negócio voltado a esse público que oferecesse uma experiência única e marcante e que solucionasse os problemas constatados. Então, para alcançar e validar esse objetivo – a fim de realizar a criação da identidade visual – foram realizadas outras pesquisas com os seguintes referenciais teóricos: Design Thinking, metodologias de Identidade Visual e design de marca. Após a realização e validação dessas pesquisas, foi criada a identidade visual da marca e seus desdobramentos para pontos de contato com o público, concluindo então o projeto e criando uma nova proposta de negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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